O jogo de damas de 100 casas


Com características próprias, a dama clássica (10x10) é a que mais se aproxima de uma representação internacional junto aos órgãos confederados. Isto significa que, se um dia, obtivermos uma representação junto ao COI no tabuleiro de jogo de damas  será no tabuleiro 10x10.
É o jogo de damas mais jogado no mundo e sua regra é padrão sendo a mesma em qualquer lugar do planeta.
Como regra geral vamos sempre  buscar algumas prioridades nas decisões dos lances a tomar tais como:
1 - Liberdade de movimento; Quanto mais liberdade tivermos para jogar mais chances teremos para escolher um melhor lance.
2 - Desenvolvimento de peças; Quanto mais próximo posicionarmos as peças das casas de coroação mais chances teremos de força de ataque de damas.
3 - Iniciativa de ataque; Se traduz na capacidade não só de se antecipar a qualquer ataque ou defesa adversária mas também de restringir os movimentos do oponente por ameaças de ganho material  envolvendo até mesmo sacrifícios de peças em busca de ganho posicional.
4 - Equilíbrio de alas; Uma ala desequilibrada oferece recurso de defesa crítico. É uma tática usada que visa minar um ponto específico com o intuito de forçar a transferência de forças adversárias de uma ala a outra em auxílio a este ponto com prejuízo do equilíbrio.
5 - Combinações; É o momento mais espetacular no jogo de damas de 100 casas. O jogador deve ter muita capacidade de articulação para se aproximar desse momento mágico reposicionando peças brancas e pretas em sua imaginação. As combinações se classificam por níveis que vão de 10 a 1.
6 - Tempo das peças; Tem um estreito relacionamento com o desenvolvimento chegando até a se confundirem. Uma peça que avançou até a 5ª casa tem 5 tempos de lances. O somatório total de todas as peças brancas subtraídas do somatório total das peças pretas tem como resultado um número positivo ou negativo (favorável ou desfavorável respectivamente) ao condutor das peças brancas ou negras. Essa contagem muitas vezes é o ítem primordial para a tomada de decisão de um lance em uma posição difícil.
7 - Avanço das peças em bloco; Como regra geral não se deve deslocar peças afastadas uma das outras. No entanto só uma análise posicional para ver uma melhor solução.
Algumas vezes um simples deslocamento de uma peça obriga o desvio do ataque de uma dama adversária, por lei de maioria, possibilitando a chance de marcha dessa peça para a coroação. Só a experiência e treinamentos irão determinar a melhor solução.

 

O tabuleiro é composto de 100 casas as quais 50 delas, as mais escuras, destinadas ao jogo.
As regras devem ser consultadas no codex, pois, nos deteremos em aplicar os principios básicos no jogo.
As casas são numeradas de 1 a 50. No tabuleiro ao lado a casa 1 está no canto superior esquerdo, ocupado com uma a peça preta, e vai em ordem crescente de contagem, da esquerda para a direita, até a casa 50 que está no canto inferior direito e está ocupado com uma peça branca.

13962187332.png

Existem várias formações fortes de peças que devem ser buscadas na medida do possível no jogo. Muitos jogadores se deixam levar para uma posição inferior por considerarem que um certo lance oferece a oportunidade de um golpe. Então ficam esperando, esperando, (chover na horta) dando tempo e cada vez mais atrasando seu desenvolvimento e então se veem em apuros. isso acontece muito em jogos que não são considerados de alto nível.

Em contra-partida, jogadores experientes se especializam em posições clássicas e deixam suas peças aparentemente atrasadas mas com objetivos táticos e estratégicos. Sabem que as posições se repetem embora sejam exponenciais e aguardam até o momento final o adversário entrar nessas posições o que não aconteceria se tivessem antecipado algumas peças de suas posições.

O gênio sempre vai ser destacado dos demais, mas, usando esta estratégia, o damista pode se tornar um jogador muito forte e respeitado por seus adversários.

 

Outro fator importante desse magnífico jogo é que desenvolve a capacidade cognitiva. Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa.

Os exercícios de resoluções de problemas do jogo de damas, seja posições fantasias ou posições reias, des de que se torne um hábito, salvam o cidadão de doenças degenerativas como o Alzheimer. Você já viu algum damista com este mal? Eu nunca vi e sei que embora o corpo perca seu vigor físico com o avançar da idade, o cérebro se mantem forte e rápido.

 

Continua...